O Encantamento do Olho de Boi

Das três matrizes fez-se o povo.

Uns aqui já estavam, outros resolveram desbravar e alguns foram trazidos ao desgosto.

Mas vieram todos do mesmo lugar!

Aqui se reencontraram, mataram e morreram e assim nasceu a dança. A dança vinda para apaziguar as formas retas. O feminino e o masculino dialogando e formando algo novo, abençoado. Em que o lúdico, o belo e o prático caminham juntos fazendo as formas sinuosas e as cores quentes desse Brasil cravado em nós!

A vontade de trocar experiências e contribuir para o resgate e valorização da cultura brasileira deu início ao projeto “Olho de Boi” realizado pelos arte-educadores Caio Guimarães e Julia Basso que tem como objetivo realizar, com crianças e adolescentes, uma grande brincadeira inspirada nos Autos do Boi realizados em diferentes regiões do país.

A proposta foi contemplada pelo edital “Circuito de Arte e Cultura”  da Fundação Cultural de Curitiba para ser realizada durante três meses em cada uma das nove regionais da cidade, totalizando dez meses de aulas com nove turmas distintas.

Para iniciar as atividades, um batalhão foi chamado para realização de uma mostra  do que se trata a proposta. A apresentação contou com a participação de Adalberto Jow,  Anne Zuggman, Alina Lopes,  Caio Guimarães, Gui Handa, Isadora Flores, Patricia Mendes, Thiago Passeti, Kauana Guimarães e Julia Basso e foi realizada nas regionais do Pinheirinho, Bairro Novo e Boqueirão  – os três primeiros locais em que as oficinas acontecem. As aulas nessas regionais duram até setembro e culminarão em uma apresentação feita pelos próprios alunos. Estão todos convidados! Aguardem mais notícias do processo.

Agradecimentos a Alexandre Basso, Candida Cadore, Gilberto Manea, Jussara Basso, Lia Mattos, Luciana Guimarães, Mariana Zanette, Nélio Sprea e Nelson Sebastião, além do batalhão brincante!

Abaixo seguem algumas fotos da brincadeira realizada nos dias 26 e 27 de julho pelo batalhão…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s