O Paraná, juntamente com os estados de Minas Gerais e de Rondônia, não possui conselho estadual de cultura. Os conselhos são orgão compostos pela sociedade civil e governo e tem assume funções normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizadora na área da cultura.

O novo Plano Nacional de Cultura, revolucionário em muitos áspectos, só será aplicado aos estados que possuirem os conselhos de cultura. Desta forma o Paraná deixará de receber milhões de reais do Ministério da Cultura caso não seja constituido um conselho paranaense, assim como não serão disponibilizadas as verbas para a implementação de Pontos de Cultura através de editais estaduais.

Foto: Michele Torinelli

Artistas e fazedores de cultura foram à rua nesta manhã para reivindicar a constituição de um conselho estadual de cultura. A manifestação saiu da Praça Santos Andrade em caminhada até a Secretaria Estadual de Cultura para protocolar o pedido a secretária Vera Mussi e mostrar a insatisfação pela falta de políticas públicas culturais destinadas a outras esferas que não o Museu do Olho e o Teatro Guaíra!

Foto: Michele Torinelli

O maracatu, com os grupos Estrela do Sul e Voa Voa Maracatu Brincante esteve presente na marcha fazendo barulho para chamar a atenção da população! Arte feita na rua!

Deixe um comentário