O Fandango Caiçara é uma expressão musico-coreográfica registrada como patrimônio imaterial brasileiro desde 2012 e o projeto Ô de Casa, tem como objetivos facilitar a mobilização e articulação de fandangueiros, grupos de fandango, instituições parceiras da sociedade civil e poderes públicos dos municípios em que há incidência do Fandango: Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba (PR); Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ubatuba e Ilha Comprida (SP) e Parati (RJ) contribuindo com a salvaguarda do fandango caiçara e promovendo a constituição de um Comitê Gestor de Salvaguarda do Fandango Caiçara, responsável pelo monitoramento e avaliação das ações de salvaguarda deste bem cultural.

A proposta prevê a criação de espaços de diálogos entre os diferentes atores envolvidos com a prática e a salvaguarda do fandango caiçara. Para tanto, estão previstos ações de promoção do bem cultural visando o fortalecimento o intercâmbio por meio de encontros locais, bailes, reuniões, oficinas, fóruns, mesas de debate, exposições fotográficas e criação de um canal virtual.
A elaboração do projeto é resultado de um longo processo, que une ações de salvaguarda, rodas de conversa e do fomento de processos associativistas no universo caiçara. Subsidiado pela anuência de relevantes atores, grupos, pesquisadores e representantes do poder público, a proposta visa dar continuidade as ações participativas realizadas pelxs fandangueirxs. No ano de 2017 serão realizados cinco encontros locais (Paranaguá, Guaraqueçaba, Cananéia, Iguape e Ubatuba) que visam agrupar, discutir, pensar e possibilitar as trocas entre todos os sujeitos participantes desta rede.
