Ô de Casa: Mobilização, Articulação e Salvaguarda do Fandango Caiçara

O Fandango Caiçara é uma expressão musico-coreográfica registrada como patrimônio imaterial brasileiro desde 2012 e o projeto Ô de Casa, tem como objetivos facilitar a mobilização e articulação de fandangueiros, grupos de fandango, instituições parceiras da sociedade civil e poderes públicos dos municípios em que há incidência do Fandango: Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba (PR); Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ubatuba e Ilha Comprida (SP) e Parati (RJ) contribuindo com  a salvaguarda do fandango caiçara e promovendo a constituição de um Comitê Gestor de Salvaguarda do Fandango Caiçara, responsável pelo monitoramento e avaliação das ações de salvaguarda deste bem cultural.

A proposta prevê a criação de espaços de diálogos entre os diferentes atores envolvidos com a prática e a salvaguarda do fandango caiçara. Para tanto, estão previstos ações de promoção do bem cultural visando o fortalecimento o intercâmbio por meio de encontros locais, bailes, reuniões, oficinas, fóruns, mesas de debate, exposições fotográficas e criação de um canal virtual.

A elaboração do projeto é resultado de um longo processo, que une ações de salvaguarda, rodas de conversa e do fomento de processos associativistas no universo caiçara. Subsidiado pela anuência de relevantes atores, grupos, pesquisadores e representantes do poder público, a proposta visa dar continuidade as ações participativas realizadas pelxs fandangueirxs. No ano de 2017 serão realizados cinco encontros locais (Paranaguá, Guaraqueçaba, Cananéia, Iguape e Ubatuba) que visam agrupar, discutir, pensar e possibilitar as trocas entre todos os sujeitos participantes desta rede.

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s