Um novo olhar sobre a infância e a educação

É com imensa alegria que a Fuá Produções e o  IPHAN-PR, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, trazem a Curitiba as grandes educadoras e pesquisadoras da Cultura da Infância e das manifestações tradicionais brasileiras, Lucilene Silva (SP) e Lia Mattos (BA), para realização de oficinas voltadas ao professores da Rede Municipal, integrando a programação da Semana Cultural em Curitiba no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação nos dias 24 e 25 de outubro.

Semana Cultural

No dia 24 de outubro Lia Mattos ministrará a oficina EDUQUE BRINCANDO: ARTE, BRINQUEDO E TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, com o objetivo trazer o debate a utilização das ferramentas tecnológicas, de fácil acesso atualmente, com a produção de conteúdo que traga a abordagem das práticas da culturais da infância. A prática relaciona o reconhecimento da própria identidade pessoal dos professores com as possibilidades de concretizar registros audiovisuais sobre a memória cultural do grupo, buscando responder a pergunta “como podemos contar e registrar estas histórias utilizando um aparelho celular?” apresentaremos possibilidades de utilização dessa tecnologia para trabalhar diferente temas em sala de aula.

Público alvo – professores do fundamental 1 – 1 a 5 ano
Vagas: 30 educadores por turno
Ministrante: Lia Mattos
Dia 24/10/2013.

oficina Lia Mattos

Na sexta-feira, dia 25, é a vez da oficina MUSICA INFANTIL E CULTURA TRADICIONAL DA INFÂNCIA, facilitada por Lucilene Silva. A partir da prática de repertório de brincadeiras tradicionais de diferentes regiões do Brasil, que há 10 anos vem sendo pesquisadas, nessa oficina refletiremos sobre a Criança, o Brincar e a Cultura Infantil através de imagens da cultura da Infância no Brasil e América Latina, trazendo reflexões sobre a universalidade do brincar, a diversidade de gestos na cultura infantil e a importância do brincar para desenvolvimento da criança com práticas coletivas de repertório da Cultura Infantil: acalantos, brincos, fórmulas de escolha, rodas, amarelinhas, jogos, pegadores, brincadeiras com bola, corda, elástico, mão, pedra, etc.

Público Alvo – Professores do Fundamental I e II
Vagas: 30 educadores por turma
Ministrante: Lucilene Silva
Data: 25/10/2013

Oficina Lucinele Silva

LIA MATTOS
Atualmente Coordena o Espaço Imaginário – Arte, educação e tecnologia, (www.espacoimaginario.com) um centro de referência da Cultura da Infância em Campo Grande – MS e coordenadora do Projeto Memórias do Futuro – Olhares da Infância brasileira (www.memoriasdofuturo.com.br) com foco na pesquisa e documentação e irradiação dos saberes infantis. Concebeu o núcleo de pesquisa e formação de educadores do Memórias do Futuro além de fomentar ações de multiplicação por uma educação sensível. Há 15 anos desenvolve projetos de produção e pesquisa na área audiovisual como editora e produtora de cinema e vídeo. Como arte-educadora atua em ações cujo foco são a infância e educação audiovisual. Atualmente dirigiu junto a Alexandre Basso o filme documentário Mitã, que trata da infância mas com o foco no potencial criativo da Criança.

LUCILENE SILVA
Educadora musical com formação em Canto Popular e pós-graduação em Música Brasileira; desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de Cultura da Criança, Música Tradicional da Infância e Cultura Brasileira no Brasil e América Latina; professora nos cursos de Música Brasileira, Produção Musical, Dança e Fotografia da Universidade Anhembi Morumbi; representante em São Paulo da Casa das Cinco Pedrinhas fundada pela pesquisadora por Lydia Hortélio; integrante da equipe de educadores do Instituto Brincante; professora de música na “Casa Redonda Centro de Estudos”; coordenadora do Centro de Estudo e Irradiação da Cultura Infantil e Centro de Formação de Educadores da OCA- Escola Cultural; integrante da Cia Cabelo de Maria com participação nos CD´s Cantos de Trabalho, São João do Carneirinho e Bainás; responsável pela redação e partituras no livro “Brincadeiras para Crianças de Todo o Mundo” ; autora do artigo “Música Tradicional da Infância” editado no livro A música na Escola; cantora e produtora nos CD’s “ Abra a Roda Tindô-lê- lê” e “Ô Bela Alice” produzidos pela pesquisadora Lydia Hortélio.

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s