Curitiba recebe mestres da cultura brasileira

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, o teatro da Caixa, em Curitiba, será palco de uma apresentação de encher os olhos e a alma. O show Na Eira, que reúne músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional, coloca em cena a música e as tradições do Bumba Boi maranhense, do Maracatu, o Coco e a Ciranda de Pernambuco, do Carimbó do Pará, das Caixeiras do Divino e dos ritmos dos terreiros. Além das apresentações serão ministradas oficinas gratuitas pelos mestres. Esta mistura de sons é o resultado do coletivo Ponto br, grupo que reúne nomes como mestre Humberto de Maracanã, Mestre Walter do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Dona, Zezé de Iemanjá, em diálogo com a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes. O espetáculo Na Eira já foi apresentado em 16 cidades brasileiras e esta será a primeira vez que o grupo vem a Curitiba, com patrocínio da CAIXA. Formado em 2002, a convite do Festival Wemilere, em Guanabacoa, Cuba, o Ponto br se apresentou em diversos espaços e festivais em São Paulo. O coletivo também representou o Brasil no Golden Karagöz Folk Dance Festival, Turquia. Selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, o grupo lançou em 2010, em circulação por seis estados brasileiros, o CD Na Eira, que conta também com a participação de Seu Nelson da Rabeca (AL), o babalorixá Euclides Talabyan, as mestras Maria Rosa e Anunciação Menezes (MA), o Povo Kariri Xocó (AL) e a comunidade da Tenda São José de Pirapemas (MA).

Ação – Por onde passa, o grupo Ponto br faz também oficinas de gêneros populares como Bumba Boi, Caixa do Divino, e Maracatu Nação, em propostas de musicalização e arte educação. Paralelo às apresentações em Curitiba, o grupo fará três oficinas gratuitas nos dias 13 e 14 de abril (ver abaixo). “O trabalho do Ponto br é o diálogo possível entre vertentes e gerações, nas quais as diferenças estéticas, temporais, sociais são harmonizadas revelando outra via para o fazer artístico. Experimentando saberes e sonoridades destas tradições, o show Na Eira tem como resultado uma sonoridade única e atemporal”, disse Renata Amaral. A investigação estética está fundamentada em uma longa convivência com estas comunidades, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações. Toadas de Bumba Boi, Maracatu, pontos de Tambor de Mina, Jurema, Cocos, Cirandas, Carimbós, Rojões e vários outros fazem parte do show Na Eira, cujo processo de concepção resultou de uma imersão do grupo em ensaios e encontros registrados ao vivo que resultaram também no CD de mesmo nome.

Reconhecimento – Em 2012, o grupo recebeu duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira, patrocinado pela Vale. Com o disco “Na Eira”, Ponto BR concorreu aos prêmios de “melhor grupo” e “melhor álbum” na categoria Regional. Venceu como melhor grupo. A faixa “Terra de Caboclo” foi incluída na compilação em CD dos vencedores dessa 23° edição, com distribuição da Universal Music, ao lado de artistas renomados como Céu, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Criolo, Dori Caymmi, Dom Salvador, Hamilton de Holanda, Chitãozinho & Xororó, Alcione, Dominguinhos, Marisa Monte, entre outros. Em 2013, o grupo foi selecionado entre centenas de artistas para uma circulação do projeto Natura Musical Esculpido pela memória de seus mestres, o repertório dos gêneros tradicionais alia a absoluta simplicidade a uma surpreendente elaboração estética que a cultura oral filtra qualitativamente através do tempo. Esses pontos são melodias e ritmos matrizes da música urbana, que influenciaram a formação de gêneros como o samba, o forró e inúmeros outros. Na Eira revela a sofisticação e a contemporaneidade destas manifestações, através das quais o povo brasileiro veicula e harmoniza sua vocação artística, sua corporalidade, sua espiritualidade.

Serviço

Show: Na Eira, Grupo Ponto BR

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Curitiba (PR)

Data: de 12 a 14 de abril de 2013 (quinta-feira a domingo)

Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h

Mais uma parceria da Fuá Produções!

Imagem

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Deixe um comentário

Arquivado em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s