Campo Grande no cinema. O cinema de Campo Grande.
Veja os 10 episódios da série que compõe o projeto Campo Grande na Tela, apresentando um recorte da memória audiovisual da cidade, criando pontes com as produções atuais, destacando filmes, diretores, produtores, atores, pesquisadores, entre outros. A série acompanha a mostra de filmes e debates do projeto nas diversas regiões e o impacto no universo estudantil.
EP01
O episódio 1 apresenta a região central da cidade e a Escola Municipal Arlindo Lima. Traz a memória do Cine Brasil (1910) e do Cine Ideal (1912) e entrevistas com os cineastas Marinete Pinheiro, Essi Rafael e com Eduardo Cabral, jovem produtor de conteúdos para a internet.
EP02
O episódio 2 apresenta a região Segredo, zona norte da cidade, e a Escola Municipal Hércules Maymone. Traz a memória do Cine Rio Branco (1914), Cine Guarani (1920), Cine Teatro Santa Helena (1929) e entrevistas com Orivaldo Mendes Júnior, presidente da Associação de Cinema e Vídeo (ACV/MS) e com os cineastas Joel Pizzini e Ivair Dantas e com o roteirista Rodrigo Camargo e com a cantora Marina Peralta.
EP03
O terceiro episódio da revela a interação social entre os participantes, apresenta a região Imbirussu da capital de MS e a Escola Municipal Professor Nagib Raslan. Traz a memória do Cine Nova Campo Grande e do Cine Estrela, nos anos 70 e entrevistas com a espectadora Lígia Prates, com o historiador Celso Higa, com o professor André Knoner e com o cineasta Maurício Copetti.
EP04
O quarto episódio apresenta a Universidade Estadual de MS – UEMS e os Cineclubes de Campo Grande. Traz entrevistas com Carolina Sartomen, do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, com o ator Espedito Di Montebranco e com o cineasta Joel Pizzini.
EP05
O quinto episódio da série CAMPO GRANDE NA TELA apresenta a Região Prosa e a Escola Municipal Consulesa Margarida Macksoud Trad.
EP06
O sexto episódio apresenta a Região Bandeira e a Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior. Traz à memória dos Cines Plaza e Center e da compositora Lenilde Ramos revelando os batidores dos cinemas e a figura marcante do gerente Tarcísio Dal Farra. O programa entrevista o realizador indígena Dionedson Cândido e que trata do significado do audiovisual para as comunidades na afirmação e na difusão e de suas identidades.
EP07
O sétimo episódio apresenta a Região Anhanduízinho e a Escola Municipal Irene Szukala. Traz à memória dos Cines Alhambra e Rialto e do pintor e cineasta Alexandre Couto, ilustre personagem dos bastidores do cinema. A entrevista é com o jornalista Clayton Salles e a cantora e compositora Mariana Peralta que falam da música no cinema e da presença do audiovisual nos trabalhos musicais.
EP08
O oitavo episódio da série apresenta o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o Núcleo de Animação e Roteiro – NUAR e a implementação do Núcleo de Produção Audiovisual – NPD.
EP09
O nono episódio apresenta a Escola Municpal Dr. Tertuliano Meirelles e traz a memória dos Cines Campo Grande I e II e entrevistas com o publicitário Celso Arakaki, o artista visual Rafael Mareco e com o músico Márcio de Camillo. Refletem a arte da animação nas múltiplas telas na era da tecnologia.
EP10
O décimo episódio apresenta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o estádio Morenão, o Teatro Glauce Rocha e o Auto Cine, cinema ao ar livre que encantou gerações de campo-grandenses.
Ficha Técnica Direção geral e roteiro: Belchior Cabral
Direção e Produção Executiva: Andréa Freire
Apresentadores: Mariana Nogueira e Lucas Herrera
Produção: Farid Fahed
Design e direção de arte: Rafael Mareco
Direção de fotografia e edição: Helton Perez
Assistente de fotografia: Hana Chaves
Câmera adicional e som direto: Márcio Higo e Marcos Vareiro
Assistente de produção: Julia Basso
Câmera entrevista Essi Rafael: Rebeca Guerreiro
Assistente de direção: Eduardo Cabral
Assessoria de imprensa: Lucas Arruda
Curadora da Mostra de filmes: Elis Regina Nogueira
Debatedores: Tina Xavier, Bruno Moser, Fábio Flecha e André Knoner
Trilha Sonora – Letra, voz e produção musical: Marina Peralta Produção musical, violão e guitarra: Gabriel de Andrade. Acordeon: Rennan Nonato Percussão: Anédio Izumi Engenheiro de áudio: Anderson Rocha / Estúdio 45
Produção: Marruá Arte e Cultura.