Nesta semana Curitiba recebe a mesa “Caminhos e lugares da memória – perspectivas sobre museus, patrimônio e direito à cidade”.
VENHA FORTALECER ESTE DEBATE!
Os debates e ações em torno de novos conceitos de museus no Brasil vem avançando e são diversos os formatos de organização de acervos, produção, circulação e uso da memória. Assim, os museus comunitários, populares ou temáticos, vem ganhando espaço e apoio, formando redes, como a dos Pontos de Memória. Juntam-se a isso, as possibilidades articuladas pelas discussões sobre o uso das cidades e as políticas públicas de patrimônio material e imaterial.
Em Curitiba, o Museu da Periferia do Sítio Cercado constitui-se como experiência pioneira. Nesse contexto, o Projeto Nossa Vila, aprovado, em 2014 no edital de Patrimônio Material da Fundação Cultural em Curitiba, traz à cidade, Lourenço da Silva Cezar, integrante do Museu da Maré, para falar da iniciativa e da trajetória da organização, que já recebeu mais de 40 mil visitantes, e debater sobre experiências e reflexões em torno destes eixos temáticos.
A mesa também contará com a participação Alex Otto e Auma, do projeto Memória Mural, que vem desenvolvendo um trabalho de fôlego no CIC, Ronaldo Corrêa, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Laura Pérez Gil, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, além de Patrícia Martins, coordenadora do Projeto Nossa Vila.
Conheça mais sobre o projeto em: http://www.projetonossavila.wordpress.com